O primeiro cemitério de animais segundo as normas da lei ambiental, está instalado em Piracicaba. O capítulo V da lei 178/06, estabelece normas técnicas para instalação e funcionamento de serviços de destinação final de corpos de animais. (veja a lei)
Uma das idealizadoras da primeira lei sobre o assunto é Myriam Suely Vendemiatti, que é proprietária e administradora do Cemitério Parque de Animais Descanso do Amigo, localizado no bairro Pau Queimado.
Myriam conta que desde criança foi ligada ao mundo animal e um fato marcante em sua vida foi quando ainda criança, aos 8 anos de idade, pescando as margens do rio Piracicaba , junto ao seu pai e irmãos via corpos de animais descendo o rio, chorava muito e prometeu a si mesma que iria dar um destino digno aos animais mortos. “Era uma cena absurda, não conseguia entender porque aqueles bichos estavam ali".
Foi crescendo e se aprofundando no assunto. Trabalhou muito para adquirir um espaço e com ajuda de Deus, muito estudo sobre leis ambientais e propriamente "leis que regessem os cemitérios" em geral , conseguiu a atenção da Câmara Municipal e assim os vereadores de Piracicaba elaboraram a primeira lei sobre o assunto.
Em 1993 já havia conseguido a viabilidade do solo, com ajuda de professores da ESALQ - Escola de Agronomia de Piracicaba -, a análise do solo do local, após as sondagens efetuadas. E, somente em agosto de 1998 saiu o alvará de funcionamento, sendo inaugurado o Cemitério em 08/10/1998.
Copyright © 2024 Descanso do Amigo – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.